Thursday, December 29, 2005

21 anos

21 anos... Esta idade em que o adolecente é subitamente jogado na fase adulta. Já com uma certa distância da eterna brincadeira da infância e bem próximo da doce irresponsabilidade da adolescência. Estou romantizando, reconheço. Recordando com mais cuidado, vejo que a infância e a adolescência tiveram sua cota de angustia, preocupações, frustrações. Acho que o passado, à medida em que fica mais distante, tende a ser enxergado com lentes cor-de-rosa. Os bons momentos parecem irrepetíveis, e os maus momentos bobagens que na epoca não éramos capazes de ver como tais. "Ah, que saudade de quando era menino! Eu era feliz e não sabia"
Ao atingir a idade-embratel, o descaso com o futuro precisa ser trocado pelo compromisso com o amanhã. Claro que esta mudança não se dá automaticamente. Chegar aos 21 não é garantia de preparação para as exigências que se anunciam. E quando o jovem se dá conta de que a partir de agora terá de batalhar pela independência financeira, dá uma saudade danada da época em que a maior preocupação era a prova de química.
Se existisse uma medida para pressão psicólogica, talvez nos surpreendêssemos ao ver que a pressão sentida pelo adulto para arranjar trabalho e pagar suas despesas é a mesma sentida por um garoto de 10 anos ao fazer a prova de sua pior matéria. Esta nos parece bobagem apenas porque já foi superada, e aquela nos amedronta porque não se pode superar um desafio que ainda não veio. Tensão, superação, descontração, nova tensão. A vida segue o ritmo, cabe a nós dançar de acordo.

3 comments:

Anonymous said...

Vc Mandou... Olha eu aqui ;-)

Não acho que aos 21 somos "despejados" da adolescencia... Adolescentes tem "tantas coisas" pra se preocupar que acabam esquecendo que a "vida adulta" chega. É um período de construção da vida futura.Já conheci vários adolescentes de 40 anos (não que isso seja bom). E bem, o blog é seu.
Só dou um conselho de amiga: agora é a hora de construir sua velhice.
Cheiro
Te amo

Anonymous said...

Estava conversando sobre isso ontem...
Acho que a raca humana (ta, pode ser pretensao minha generalizar assim) sempre precisa de coisas pra se preocupar... Eu to em Cuzco e to preocupada com quantos dias a viagem vai chegar, quanto dinheiro vai sobrar, como vou fazer pra nao me apegar tanto as (com crase) pessoas que eu conheci...
Assim como os nenes, com a mamadeira... E os velhos, com os medicos... E os jogadores de futebol, e os garis, e os diplomatas... sei la.
Idade tambem eh bem relativo...
Muitos e muitos beijos

Alexandre said...

Wally sempre precoce.

22 anos...

:&