Friday, November 23, 2007

Plantas de plastico

Melancolia e quase um pecado nos dias atuais. Se voce passar dois minutos em silencio, sao grandes as chances de ouvir "o que ha de errado com voce?". Principalmente se voce for jovem, porque se espera do jovem uma atitude Wild On perante a vida - ha melancolia o bastante esperando por ele na velhice.

Alegria e a melhor coisa que existe, cantava Vinicius, com toda razao. Mas a obrigacao de estar alegre o tempo todo e bem triste, e dessa tristeza nao sai samba, so a impressao de que alegrias fabricadas em serie sao como plantas de plastico: pode ate ser bonito, dar ibope, mas nao ha vida de verdade, so uma imitacao.

A felicidade precisa de vento soprando, tambem cantou o Poetinha. E natural buscar os pontos mais ventilados no nosso caminho, mas a "alegria" de que falo aqui e como um ventilador conectado a uma esteira com uma pessoa em cima suando horrores para produzir o vento - sem sair do canto.

A lei do contraste faz a melancolia necessaria para melhor apreciar a alegria, mas nao se trata de buscar uma ou outra - se trata de se livrar do esforco em parecer feliz ou triste. Afinal, nao faz sentido aguar plantas de plastico.


Posts Relacionados:
Apreco pelo Silencio

10 comments:

Anonymous said...

O que há de errado com você Uoly?
uahuahuaha

Cejo

Anonymous said...

Jovem B,
gostei do seu texto. o mundo contemporâneo não gosta ou não quer nos permitir ouvir "a voz do silêncio interior" ... que nada mais é do que autoconhecimento...saber-se e saber ser... este é o desafio.
bju grande e continua escrevendo sempre e com disciplina...
bjka

Ana Elisa Freire said...

massa teu texto!!!

bjoo

Anonymous said...

oi ana elisa freire, gostaria de ter este teu poder de síntese: de fato, o texto é massa! ponto.
bjka
nlisboa

Anonymous said...

O contraste necessário, sim. Gostei do texto e tenho saudades. Um beijo.

Anonymous said...

é necessário :P

Anonymous said...

Não necessariamente melancolia, mas momentos calmos de introspecção são verdadeiramente necessários para o equilíbrio psicológico (acho). E também diante de um "ensimesmado sujeito introspectivo", sempre vem alguém e pergunta: o que foi que houve?

Há muito as pessoas perderam a cultura de estar em silêncio interiormente. A propósito, vc fez um texto sobre isso, não fez?

Abraço,

Silvio.

Anonymous said...

"Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero..."

Já descobriu, né? Então.. :)
Mas essa longa jornada por aí é pra isso mesmo, moço. Um mergulho, ora pra fora, ora pra dentro.

Abs,

Manu
:)

Bernardo said...

Bem lembrado, Silvoca!

Tu disputa com minha mae o titulo de leitor mais assiduo do meu blog! :P

Eu sabia que tinha escrito sobre o tema antes, mas nao lembrava exatamente qual era o texto. Garimpando nos arquivos, encontro o texto a que voce se refere, datado de Fevereiro do ano passado.

Acho que merece entrar nos posts relacionados desse ultimo.

Abraco!

Luiz Felipe Botelho said...

Arretada essa reflexão sobre expressão de sentimentos.
Me lembro de uma vez que falei pra alguém que estava muito triste e ouvi como resposta que eu tinha que reagir e "sair daquilo". Me senti pior ainda, frágil, porque não via como sair daquela tristeza senão fingindo e isso eu não estava a fim de fazer. Dias depois a tristeza passou, eu tava ótimo, aí me encontrei com a tal pessoa numa farmácia, comprando um remédio tarja preta. Foda, né? Preço alto pra se rir 24 horas por dia.