Tuesday, April 17, 2007

A graça do The Playboys

O show do The Playboys, na última noite do 15º Abril pro Rock, foi o destaque negativo das bandas pernambucanas no festival. Essa é a opinião do jornalista Renato L, impressa na contracapa do Viver, caderno cultural do Diário de Pernambuco. “A banda precisa tornar corrosivo seu humor “colegial”, quase inofensivo, para não passar outros 10 anos longe do Abril”, afirmou o parceiro de Chico Science e Fred 04 na elaboração do manifesto “Caranguejo com Cérebro”, marco inicial do movimento Manguebeat.

A versão musical do manifesto é a faixa “Monólogo ao Pé do Ouvido”, que abre o primeiro disco de Chico Science e Nação Zumbi, Da Lama ao Caos. O The Playboys fez uma paródia curiosa dessa música, ironizando as imitações do mangueboy que tomaram conta da cena pernambucana, após a morte dele. É difícil encontrar humor mais corrosivo. Infelizmente, no show do Abril, essa letra foi mudada, perdendo um bocado de sua acidez. Em vez de desacatar alguns mangues, especificamente, tiraram onda com os indies, genericamente.

O humor “colegial” da banda fez rir a maior parte da platéia. As letras debochadas, com os personagens típicos da cena local, são o ponto forte das estrelas do movimento do “alto dos apartamentos de Boa Viagem”, como costumavam anunciar nos shows da época em que Devotos e o Alto José do Pinho eram destaque.

Eu achei estranho a banda ser criticada justamente naquilo que tem de melhor: o humor. Na cobertura do festival feita pelo Recife Rock, a avaliação do show é oposta a de Renato L. Talvez isso se explique porque os responsáveis pelo site são mais jovens que o jornalista do Diário, riem com mais facilidade das brincadeiras de adolescência. Ou talvez Renato L não ache graça numa banda fazendo piada de algo que ele ajudou a formar. Considerando que Roger, que também é um jovem de outrora, assistiu ao show soltando várias risadas, tendo a acreditar na segunda opção.

5 comments:

Anonymous said...

Mas tem uma contradição ai no que você diz. No começo, você mesmo lembra que "Infelizmente, no show do Abril, essa letra foi mudada, perdendo um bocado de sua acidez".

Logo, nao teria como que Renato "não ache graça numa banda fazendo piada de algo que ele ajudou a formar", já que a piada amenizou, não acha? =)

Particularmente, concordo com Renato L. O The Playboys precisa de mais maldade para se renovar!

Bernardo said...

aquela música foi amenizada, mas as piadas ao mangue continuaram presentes, na ressureição de chico, na alfaia... e renato l ajudou a criar o mangue.
mas que aquela música merecia ser cantada na íntegra, merecia! :)

O Cara said...

nem fui no abril...oO

Anonymous said...

eu sou da opinião que renatoL se ofendeu com a ironia do the playboys, isso contradiz AINDA MAIS o que ele próprio falou de ter um humor inofensivo.

Anonymous said...

Ops, olá,

Eu curti bastante. Os caras deram um puta alívio cômico para um festival cheio de bandas angustiadas.