Friday, May 04, 2007

Escrevendo o trivial

A preguiça já foi elogiada, agora bateu o cansaço de não fazer nada. Somado ao longo tempo desse blog cultivando teias de aranha. Já tem alguns dias que eu digo pra mim mesmo que preciso escrever algo. Mas sempre esbarro no “o quê?”, e rendo-me à frustração do bloqueio criativo.

É aquela velha lei do menor esforço, que limita minhas ações àquilo que penso fazer bem e com pouco trabalho, ou melhor, sem grandes obstáculos no caminho. Escrever apenas quando surge alguma fagulha de inspiração, falar somente quando tem algo de interessante para dizer. E os momentos pedindo qualquer texto, não importa se desinteressante, irrelevante, lugar-comum ou repetição. Tem horas que qualquer coisa é melhor que coisa alguma.

Quando se quer ser brilhante o tempo todo, são grandes as chances de se tornar um tolo. Eu tenho o hábito de tentar prever o resultado de tudo que faço, mania adquirida pelo gosto por xadrez e Sherlock Holmes. Só que ações criativas são imprevisíveis, ou melhor, tentar calculá-las é uma boa maneira de estragá-las, já que nelas a intuição é bem mais importante que o cálculo, e um processo anula o outro.

Um conselho a todos que só falam quando lhe ocorrem grandes sacadas: falem merda, daquelas bem idiotas, que lhe renderiam um babau na quinta série. Livre-se da obrigação de ser “cabeça”. É um fardo que não vale a pena carregar: você se diverte menos, acaba se levando muito a sério, torna-se uma pessoa pesada, e isso não o torna mais inteligente.

O mesmo vale pra quem escreve, principalmente quando a criatividade está bloqueada por pretensões cabeçudas. Permita-se escrever algo trivial. É melhor do que ficar sem escrever, esperando por inspirações incertas.

5 comments:

Anonymous said...

caralho, velho. rolou uma transmissão de pensamento aê. eu tava aqui no editor do blogger justamente refletindo sobre isso tudo no meu caso particular...
Mongus

MissNitroglicerina said...

Eu gosto de tudo q vc escreve.
Seja em momentos de inspiração ou não, acho uma delícia lê-lo.
Talvez eu seja até suspeita prá falar...
Enfim!
Adooouro.
E tenho dito!
=***

Laura said...

É quase um blog temático. Aliás, um ótimo blog temático.

Anonymous said...

foi praticamente uma reação em cadeia, berna. li teu blog e me senti cutucada, daí saí navegando, pensando no que escrever, dei de cara com aquele link no LLL. aí pronto. me senti duplamente cutucada e fui me mexer, né? mas n fiz nenhum daqueles exercícios ainda não. pretendo, pois.

tô praticando todo dia a expulsão da preguiça vigente no meu ser. eu vi q se eu n fizesse isso, ia entrar num buraco negro e ocioso. muito ocioso. e nada, nada criativo.

Laura said...

Agora, depois que tu fizesse esse comentário, to começando a achar que sim...É o mestrado dele ou do orientador dele que é sobre cogumelos?