Tuesday, July 17, 2007

Celulares perdidos

Durante os preparativos para a viagem, resolvi nao ouvir o conselho do meu pai sobre comprar um despertador. Para que, se meu celular cumpre essa funcao? Embora ele nao funcione como um telefone por aqui, ainda assim e util como despertador, calculadora, agenda, minigame... Comprar um despertador e nao levar o celular simplesmente nao fazia sentido.

O que eu nao podia imaginar e que o meu celular e muito velho para a avancada tecnologia britanica. Fui em duas lojas, e eles disseram que eu nao encontraria baterias para ele, "because it's too old". Eu me senti o dono de um artefato pre-historico. Devido ao alto indice de roubo de celulares em Recife, eu fazia questao de ter o modelo mais barato, e tapava os ouvidos para o canto da sereia dos equipamentos mais modernos.

Como eu queria o celular essencialmente para funcionar como despertador, resolvi recusar a oferta de um modernoso por 30 libras, para comprar um modesto despertador de 3 libras. Antes da compra, no onibus voltando para casa, embaixo dos jornais jogados no banco, eis que encontro um celular perdido que, se nao era a ultima novidade no mercado, certamente era bem mais avancado que o meu.

Passeando com os botoes pela tela colorida, eu assistia o anjinho e o diabinho discutindo sobre o que fazer com o achado. Nao havia ninguem perto, nada que me impedisse de colocar o celular no bolso. Mas nao o fiz, o anjinho ganhou a briga logo no comeco, e eu nao sei explicar direito o porque. Pensei no dono feliz ao recuperar sua perda, senti que minha consciencia pesaria caso ficasse com o equipamento. Alem disso, eu tinha a certeza que ao entregar o celular para o motorista, eles dariam um jeito de entrega-lo ao dono. Nao sei se agiria da mesma forma caso estivesse no Brasil. Sei que boa parte dos meus amigos devem achar que fui otario, que deveria ter ficado com o eletronico. Essa e a opiniao do meu brother britanico. E voce, o que acha?

8 comments:

Anonymous said...

Tu é um otário por não ter escutado teu pai, isso sim. kkkkkkkkkkkk
Quanto a ter tomado a atitude certa... não fez mais q sua obrigação XD

(Um comentário cretino próprio de uma pessoa cretina)

Te cuida jovem...

Anonymous said...

Ah, na Inglaterra o conflito de consciência, como vc mesmo colocou, é bem menor.
No Brasil: "Se eu entregar ao motorista, vai ficar pra ele. Então, se o dono vai perder mesmo, é melhor que perca para mim".
Na Inglaterra: "Se eu entregar ao motorista, ele encontra o dono. Se eu me apropriar, o "ladrão" sou eu".
Isso, em Economia, se chama "estrutura de incentivos". Aqui no Brasil a desonestidade generalizada (The Gerson Way of Life) funciona como um incentivo a ainda mais desonestidade.
Parabéns pela sua boa atitude Britânica!
Abraço!

Silvio.

Bernardo Jurema said...

isso me fez pensar daqueles brasileiros que vão pra miami e acham incrível como tudo é limpo, aí chegam no brasil e imediatamente sacodem o lixo pela janela do carro.
por que a gente só age civilizadamente em lugares civilizados? por que não passamos a, no nosso dia a dia, exercer a nossa consciência civil?

Laura said...

Gato, ve se volta assim pro Brasil!!! Como estas ai? Sem acentos como eu? Faz 39 graus tambem?

Cheirunga.

Laureca

Anonymous said...

Bernardo,
Agindo com racionalidade, aí ou aqui, eu teria ficado com o bichinho e aguardado o dono ligar para ele. Então devolveria direto ao mesmo. Se ele não ligasse...
abs
jr

Anonymous said...

cara,
deixe que lhe diga, se dizer posso, aí oi aqui, eu não esperava outra atitude sua: tem mais é que devolver - existe um setor de achados e perdidos - o dono vai atrás.
breve você terá o seu "a new one".
te cuida e uma bjka
bulirikos

Anonymous said...

CLARO QUE VOCÊ FEZ BEM EM DEVOLVER!
Imagina, aí na Inglaterra eles atiram em brasileiros por bem menos.., hehehehehe.

Mas absolutamente, não seja britânico em recife, pq um pouco de esperteza é uma adaptação evolutiva aqui nos trópicos. Questão de sobrevivência!

De qualquer forma é bom saber que tenho que trancar as coisas na gaveta se você vier me visitar! :D

Flw Jovem!
Um abraço!
Tudo de bom!

Anonymous said...

Ética não tem preço...Seu pai.