Tuesday, August 21, 2007

Potenciais Incertos

Uma pergunta que volta e meia me perturba: estou fazendo o meu melhor? Quando nao atingimos o resultado esperado, conforta pensar que teriamos conseguido caso tivessemos nos esforcado mais. Agrada mais ao ego ter um grande talento latente do que uma mediocridade plenamente desenvolvida. Sou capaz, so nao me esforco o suficiente. Ou nao me esforco o suficiente por medo de me descobrir incapaz?

Nao sabemos ate onde podemos chegar atraves do esforco porque nao sabemos o quanto podemos nos esforcar. Nada e tao bom que nao possa melhorar, nao ha uma linha de chegada para a distancia a percorrer, a nao ser o que acreditamos ser bom o bastante. E para diferenciar uma satisfacao merecida de uma acomodacao preguicosa e preciso ter uma ideia clara do que esta dentro e fora do nosso alcance.

O filme "Em busca da felicidade", com Will Smith, ilustra bem o ponto. Narra a transformacao de um vendedor fracassado em um bem sucedido executivo. Passa a ideia de que tudo e possivel, se voce da duro o suficiente. Para "chegar la", o cara mal dorme, nao tem um minuto de lazer, e come todas as refeicoes lendo o livro da empresa. Um esforco altamente irrealista, embora eu acredite que existam pessoas assim, o filme e baseado numa estoria real.

Ha quem diga que o quanto podemos nos esforcar e uma caracteristica geneticamente pre-determinada, o que pode ser tanto a gloria quanto o desespero dos que acreditam nao estar suando o suficiente. E a vaidade pode criar tanto a vontade quanto o medo de descobrir o quao melhor voce pode se tornar. Mas o pior de nao tentar nao e nao chegar la, e ter que conviver com as angustiantes duvidas do "e se?". Afinal, nada pior do que o ouro, prestes a ser alcancado, ser negado por que alem do arco iris nao se ousou.


Posts Relacionados: Malandragem e Responsabilidade - Talento e Disciplina

2 comments:

Anonymous said...

Oi, Bernardo!!!
Trancasse a federal???
:(
Gostei muito do post: eu estava realmente precisando de algumas palavras de estimulo...
Aparece la na federal, neh???
Bjos!!!
:D

Alexandre said...

Rapaz, esse lance é legal e tal, mas ta ficando velho heim... :/