Monday, January 28, 2008

Paródias da vida.

Seres competitivos como eu têm dificuldades em assimilar uma derrota. Minha expressão pode estar tranqüila como a de um monge budista, mas é pura fachada. Por dentro eu estou repassando raivosamente as falhas, e seus respectivos acertos perdidos, que ficarão congelados na minha mente por um período diretamente proporcional à minha sede de vitória. E se eu estou jogando, é pra ganhar, embora a gana varie de acordo com diversos fatores, como escrotice do adversário, pessoas para impressionar na platéia, ou derrotas acumuladas anteriormente. Eu só não jogo para ganhar quando sou ruim na disputa em questão. Afinal, é sempre bom conjugar expectativas com realidade.

Esse apego pela vitória me leva a só entrar em disputas onde tenho chances razoáveis. Maus perdedores não experimentam muito, preferem ficar em terreno conhecido, onde sabem para onde vai. E cada vez que eu deixo de tentar algo novo para não exibir a minha inabilidade, uma parte de mim fica com raiva. Há um pequeno aventureiro dentro de todos nós, mesmo que só ande com três seguranças num carro blindado por ruas vigiadas por câmeras. Esse pixote a quem nego o novo vai buscar sua satisfação por outras vias tortas, como um fã de jiló obrigado a comer aspargo. Corre pros velhos jogos, esses companheiros de amargor, com seus golpes de sorte e habilidade a parodiar certos aspectos da vida. Às vezes uma paródia da vida é tudo que precisamos.

5 comments:

Anonymous said...

Sinto saudades de uma boa partida de Xadrez.

Silvio.

Anonymous said...

Gostei muito do texto, cara. Acho que todo o mundo é, cada qual em sua medida, assim também. Um abração. Até mais.

Anonymous said...

Gostei muito do texto, cara. Acho que todo o mundo é, cada qual em sua medida, assim também. Um abração. Até mais.

Marcos Velloso said...

Calma, po.
Vou pensar em te dar uma colher de chá no ping-pong, então. hehe

Anonymous said...

pois é... a competitividade e o perfeccionismo são duas características muito complexas, eu sei o que é isso =x