Wednesday, September 15, 2004

O 11 de Setembro Russo

A capa da Veja foi chocante. Uma mãe acariciando o rosto da filha morta, com a outra mão no pescoço, posando para a tragédia. Ao ler a reportagem, o choque aumenta. O 11 de Setembro Russo foi revoltante, pela pouca idade dos alvos. Pela brutalidade dos terroristas, que atiraram pelas costas nas crianças que estavam conseguindo escapar. Pela truculência do governo russo, para o qual o sacrifício de civis é menos importante do que os interesses do Estado.
A revista diz que o terrorismo é o grande inimigo do mundo civilizado. O problema é que o terrorismo nada mais é do que uma reação dos oprimidos aos opressores, ao "mundo civilizado". O terrorismo é injustificável por matar civis aleatoriamente. Mas as mortes provocadas pelo mundo civilizado, por interesses econômicos, militares, são justificáveis ?
Uma consequência curiosa desse atentado foi a aproximação entre Bush e Putin, entre as antigas nações rivais, que num passado recente dividiam o mundo. O massacre ocorreu quando estamos perto das eleições para presidente nos EUA. Sem dúvida fortaleceu Bush e sua plataforma anti-terrorismo. Também é curioso que os EUA há anos têm agentes da CIA na Chechênia, apoiando movimentos separatistas. E foi justamente um grupo separatista, com a ajuda da Al Qaeda, que realizou o atentado.

1 comment:

Rafael said...

Putz, é uma bosta mesmo. Essas crianças foram mortas por petróleo. Ainda vai ter criança morrendo por água.