Sunday, January 29, 2006

Talento e Disciplina

Ontem, na casa de Tina, Manuel deu uma divertida bronca em Paulo Mineiro. Manuel está conseguindo ganhar grana através da arte. E indigna-se com Mineiro, que é "artista duas ou três vezes na sua frente" (palavras do próprio Manuel), e está parado, sem grana e sem agir para ter uma produção rentável. "Com o talento que você tem, tá vacilando", foi o veredicto de Manuel. E todos que conhecem Mineiro e sua arte estão de acordo.

No documentário "Vinícius", Toquinho relata um encontro do poetinha com João Cabral de Melo Neto. Este o aconselhava a trabalhar com mais seriedade e disciplina na poesia, afirmando que se existisse um poeta com o talento de Vinícius e a disciplina de João Cabral, o Brasil teria um poeta insuperável.

Talento e disciplina muitas vezes não caminham juntos. E a falta de disciplina pode levar o talento à estagnação. Medíocres esforçados normalmente vão mais longe que talentosos preguiçosos, a não ser quando se trata dum Romário da vida, cujo talento não há indisciplina que ofusque. Não ofusca, mas nega oportunidades, por causa dela o baixinho ficou fora da Copa de 2002. Já o disciplinado Belletti, mesmo sem um décimo do futebol de Romário, teve a alegria de ser pentacampeão.

Talento, costuma-se dizer, a gente já nasce com ele. Tudo bem que o ser humano tem uma incrível capacidade para aprender e desenvolver novas habilidades. Mas os talentosos aprendem muito mais rápido e com menos esforço do que os sem talento. Só que essa facilidade traz consigo a armadilha do acomodamento: como o talentoso, com menos empenho, consegue os mesmos resultados da maioria, pode atrofiar o tendão do esforço, que é o principal componente do músculo da disciplina.

Os que driblam a armadilha, estes vão longe. Mas a maioria cai no alçapão, e vai parar na masmorra dos "que poderiam ter sido e não foram". Para sair de lá, só com uma rotina intensiva de exercícios para desatrofiar aquele tendão, pois o músculo precisa estar vigoroso para conseguir derrubar a porta.

Pena que na masmorra encontra-se Dona Preguiça, insinuando-se na cama, com seu mais alto poder de sedução. Difícil levantar para se exercitar, com uma companhia tão paralisante. Como a ocasião pede o clichê, "ninguém disse que seria fácil". Mas disciplina é algo que se pode conquistar. Ao contrário de talento.

PS: Mineiro, mexa o seu traseiro gordo!!!

10 comments:

Anonymous said...

HUAHUAHUAHUAHUA... MASSA...

Anonymous said...

Muito irado, como sempre. Sem falar na "moral da história" q foi muito legal tb.
Agora ñ sei se como remédio funcionará; talvez fazendo uma mega-impressão, pro Mineiro ler todos os dias quando acordar, ou criando uma versão musical e força-lo a ouvir todas as noites.... ñ sei... espero q surta efeito

Anonymous said...

pow cara... muito do caralho.. textinho gostoso de ler.. e ainda da aquele estalo na cabeça.."caralho.. tenho que agir"!.. muito foda!!

Anonymous said...

Porra Bernardo, você tocou em vários pontos "nevrálgicos" ao mesmo tempo!
Muito bom esse sacode!!!
E isso serve explicitamente para todos nós,
sendo que é ainda mais importante para os talentosos como Mineiro, mas além dele, também a nossa querida baleia, tina; não sei se você sabe que dentro daquela fortaleza de calma e generosidade se esconde uma artista de mãos cheias,
extremamente talentosa,
que a muitos anos não dá o ar de sua graça.
Vale lembrar que a arte além do lance da grana ainda é um exelente veículo de transformação pessoal e de aprimoramento da inteligência e equilibrio...

Anonymous said...

De fato, talento não é pra todo mundo, e eu descobri isso do jeito mais frustrado: tendo um músico, poeta, artista plástico, publicitário de primeira, enfim, um artista completo dentro de casa, que não passou nada disso pra mim. Quanto ao seu amigo, bem, pra esse tipo de situação a "pressão externa" é a pior solução, pois artistas costumam ser mais sensíveis que as as outras pessoas em geral. Talvez encaminhá-lo de um jeito mais sutil seja melhor, lá em casa deu certo, pode dar por aí também. Cheiro, preto!

Anonymous said...

é, essas coisas de artista....
pra pressionar Mineiro tem q ser na dose certa, daquele geitinho q só ele poderia descrever: "fortinho elaborado", huahauhauah, muito sensível ele, ahuahuah
Com um talento desse, num texto assim, ele tem mais é que mecher o traseiro gordo dele mesmo.
Brincadeirinha, ñ se sinta pressionado ñ viu mineiro, huahauhauh

Anonymous said...

Tá bom Bê... você me convenceu a diminuir o nível da mazela de instantes atrás... tô desligando o pc... meu problema agora é só o talento... ¬¬'

Anonymous said...

poisé mineiro mexa esse trazeiro gordo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre said...

Lol, parece que voltei a olhar isso aqui na hora certa. :)

Anonymous said...

hahaha. Engraçado..
Morre na dúvida...mas a verdade é que eu tô aqui.
=)