Wednesday, March 01, 2006

Laboratório

Se não conseguimos expressar uma idéia com palavras, será que tal idéia de fato existe dentro de nós ? Às vezes ocorre a sensação de que compreendemos algo, mas na hora de transformar este algo em palavras, não conseguimos. Há quem afirme que palavras são a expressão do pensamento; se uma idéia não pode ser comunicada (transformada em palavras), é porque ela não está completa, madura ou clara o suficiente; ainda não existe como deveria.

O que é um sentimento ? Uma variação biológica que produz sensações ? Será que idéias e sentimentos não passam de partículas microscópicas atuando no cérebro, gerando este ou aquele efeito ? Ou existe o tal mundo das idéias, a alma, e as variações biológicas não passam de indícios do que acontece neste mundo inacessível aos sentidos ? Existindo um, ou outro, ou os dois sendo a mesma coisa, que regras regem este laboratório de idéias e sentimentos ? Quantas vezes uma idéia ou sentimento aparece de repente, do nada, como uma paisagem revelada pelo desaparecimento súbito da cortina que a escondia ? E até onde somos capazes de mexer nessas cortinas ?

"A luz negra de um destino cruel / Ilumina o teatro sem cor / onde estou desempenhando o papel / de palhaço do amor". O que foi preciso para que este verso magistral aparecesse na mente de Nelson Cavaquinho ? Um destino generoso, que jogou a cortina longe com um vendaval de inspiração ? Ou será que a cortina foi aberta pouco a pouco, à custa de muitas cervejas e guardanapos de bar ? É um mistério, ninguém sabe onde termina a inspiração e começa a transpiração. Quando desvendarem os mistérios do tal laboratório, se é que um dia o farão, a humanidade ganhará muito em conforto e bem-estar. E perderá a mesma coisa em fascínio e aventura. Haja tecnologia para driblar tanto tédio.

2 comments:

Anonymous said...

Nesse pouco tempo de amizade você já deve ter notado as minhas dificuldades de comunicação. Eu não tenho talento pra escrever, nem muito jeito pra falar, então, às vezes, apelo pro mais infantil, o desenho. Bem, as pessoas acabam entendendo...
Quanto a sua pergunta inicial, apesar de eu discordar de muitos pensamentos existencialistas eu fico com o principal, o que inclusive deu o rótulo a eles: "A existência precede a essência". Se há idéia é porque ela existe. E se eu não consigo expressar em palavras, bem, recorro a Neruda, ele sempre consegue.

Anonymous said...

Jovem, vc levantou uma questão bastante complicada. A rigor, as palavras jamais podem expressar todas as idéias ou todos os sentimentos. As palavras são apenas uma entre as inúmeras formas de símbolos. Os símbolos, por sua vez, são o instrumento que temos no mundo material para expressar/transmitir signifcados comuns entre aqueles que conhecem símbolos comuns. O símbolo, portanto, é o veículo da empatia. Também por isso as pessoas simpáticas são aquelas que melhor entendemos e que melhor nos entendem. Ou seja, duas pessoas sentem simpatia uma pela outra quando é grande o universo de símbolos por elas compartilhado. Só pra concluir: as idéias e sentimentos existem, sim, independentemente das palavras. E é muito comum não conhecermos ou não lembrarmos (se é que existe) o simbolo adequado para representar essa idéia ou sentimento. Tal símbolo poderia ser uma palavra, uma poesia, uma nota musical, uma sinfonia, um desenho, uma pintura, um ideograma...
Será que me expressei bem?? kkkk
Silvio