Friday, September 07, 2007

Jesus me persegue

1998, carnaval em Itapuama, litoral de Pernambuco. Estavamos na beira da praia, ouvindo a gandaia das ondas no mar, quando um jovem se aproxima para nos entregar um panfleto evangelico. "Muito obrigado, eu sou satanista", declinei, no intuito de tornar a tarde mais divertida fazendo o crente espumar de raiva. Para minha surpresa, ele calmamente retrucou: "E mesmo? E o que voce acha que Sata tem para lhe oferecer?" Dai seguiu uma conversa amigavel, sobre os pros e contras do Senhor e do Tinhoso. Simpatizamos com o crente gente boa, e resolvemos aceitar o convite para dar uma olhada no culto a noite, na falta de algo melhor para fazer. O pastor era dos mais fanaticos, daqueles que bate recordes nos decibeis e na saliva emitida ao pronunciar o santo nome: "Jesus! Alguem aqui deseja entregar seu coracao a Jesus?" Levantei o braco, mas uma vez a procura de diversao. O pastor me chamou para junto dele, para comocao das senhoras da primeira fila, contentes de ver um rapaz tao moco trilhando o caminho da salvacao. Repeti a oracao junto com o pastor, intercalada com tragos de cigarro, fazendo um esforco sobre-humano para nao rir, enquanto via meus amigos gargalhando no fundo da tenda. Desde esse dia, meu coracao esta seguro nas maos do divino portador.

2007, fim do verao em Brighton, litoral da Inglaterra. Novamente ouvindo o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar, fui abordado por membros do exercito de Jesus. Eu ja tinha lido o jornal deles, onde havia uma comparacao entre ficar bebado ou chapado, e "receber o Espirito Santo", com enorme vantagem para o ultimo. Disse a eles que achei essa abordagem inteligente, por aproximar duas coisas que, na cabeca de muitos, sao separadas por um abismo de distancia: Religiao e diversao. Passados alguns minutos de papo, eles perguntam:
"Voce gostaria que nos rezassemos para voce?"
"Eu vou receber o Espirito Santo?", perguntei, sorrindo ceticamente
"Talvez. Nao podemos garantir o que vai acontecer, mas certamente te fara bem".
Nao tendo nada a perder, e curioso ante a possibilidade da embriaguez divina, aceitei. Um deles colocou a mao na minha cabeca, outro pos a mao em meu peito, e comecaram a rezar, em ingles e em outra lingua estranha que eu supus ser Latim. Terminada a reza, eles perguntam:
"Como voce se sente?"
"Muito bem, mas eu estava me sentindo bem antes da reza, entao nao estou bem certo sobre os efeitos dela..."
Eles riram e continuaram a conversar, e eu percebi que tava querendo rir a toa, nao sei se pela reza ou por esse texto, que comecava a se desenhar na minha cabeca.

13 comments:

Anonymous said...

Mesmo o ateu mais convicto deveria rezar de vez em quando. Dizem as pesquisas que é bom para o sistema imunológico.

Anonymous said...

Bernardo, quando eu parar de rir, vou imprimir o texto deste post e entregar para o meu futuro sogro, que é pastor da Assembléia de Deus.

Abraços,

Silvio.

Anonymous said...

Concordo com o primeiro comentário!
Acho que religar-se ao Divino é inerente ao ser humano: Rezar é tudo de bom! E a rigor, jovem B, não acredito nesse seu ateísmo... Acho que, ao seu modo, vc desenvolveu sim sua "religiosidade".
Quanto ao comentário do Silvio, aceite uma sugestão: não provoque seu sogro. Melhor não tirar onda com um pastor da AD....

Anonymous said...

Porra, Bernardo relatou com perfeição o episódio, e quem atesta aqui, é 1 dos presentes. O q tornou tudo mais insólito é q ninguém imaginava q ele fosse levantar o braço pra aceitar Jesus, muito menos ir até o altar improvisado pra repetir as balelas do pastor.

Inesquecível!

Anonymous said...

ACHEI EXCELENTE O MODO COMO CONTARAM ESSAS HISTORA.USARAM UMA FORMA MUITO ORIGINAL.

Anonymous said...

(II Corintios 4:4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Anonymous said...

(João 12:40) - Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

Anonymous said...

(I João 4:6) - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

Anonymous said...

(I Pedro 3:18) - Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

Anonymous said...

é Bernardo você pode ter levado a brincadeira a oração que você fez,mas tenho certeza que o senhor JESUS não levou,e seu infinito amor,amor de cruz,morreu por todos nós,tenho certeza que ele te salvará,e você o amará de todo seu coração e entendimento de tal forma que será um pregador de sua palavra cumprindo o ide..... sou um evangélico há 5 anos e tenho tido tantas experiencias maravilhosas,de uma coisa tenho certeza JESUS é real e "cuidado" não brinque com o ESPÍRITO SANTO,pois é um pecado de que não há perdão se o fizeres com sua boca.JESUS TE AMA e ele quer te salvar e ele está voltando......

Anonymous said...

bernardo vc tem sorte pois as misericordias do senhor sao a causa de nao sermos consumidos lamentacoes 3;11
jesus te ama so eu que nao!!
seu burrao!!!

Anonymous said...

silvio vou pedir pra jesus mandar fogo em vc e te queimar todinho
so pque vc fica dando moral pro diabo!!! cuidado boca de burro com a ira do senhor!!

Anonymous said...

adorei! o texto, o título e a disposiçao, sobretudo, o humor. poucos tem saúde suficiente pra isto. beleza!