Tuesday, August 19, 2008

(Des)informação

Comentando no blog do meu chapa Pelé Costa, percebi que tava praticamente escrevendo um post. Considerando que esse humilde espaço já carece de um post há alguns dias, coloco aqui o link do espaço do chegado, onde você pode ler o texto que gerou esse comentário que posto aqui:

Hoje em dia, com a overdose de informações dos diversos meios, fica complicado achar as que produzam a "aprendizagem significativa". Ou melhor, considerando que qualquer informação tem esse potencial, nossa sensibilidade é embotada pelo excesso, gerando aquele incômodo "é tudo em vão", que você experimentou.

Um trecho de Sherlock Holmes me marcou ainda pirralho: diante do espanto do Dr Watson por ele, Holmes, não saber nada sobre o sistema solar, o detetive afirma que a mente é como um sótão: o insensato a acumula de informações desordenadamente, e quando vai procurar o que precisa, ou leva muito tempo ou não acha. Já o metódico a organiza com cuidado, só colocando dentro dela o que é importante para sua existência, sua função. "Você diz que giramos em torno do sol. Se girássemos em torno da lua, não faria a menor diferença pro meu trabalho".

Hoje a neurociência diz que a mente é elástica, quanto mais imput, mais coisa cabe. Mas permanece comigo o sentimento sherlockiano, que a maior parte do que carregamos é um peso desnecessário.

4 comments:

Unknown said...

Apoiado!

Só que existe uma lógica de mercado, onde o interessante é (des)informar cada vez mais.

Anonymous said...

Nunca me imaginei tão prestigiado na internet!

Pelé Costa

Unknown said...

Quanto mais informação desnecessária e conhecimento inútil nós acumulamos, mais difícil é concentrar o foco da população nos verdadeiros problemas. Beneficiando assim, a mídia, com seus diversos programas (des)informadores e aqueles que estão no poder, como os nossos prefeituráveis, pois ninguém faz idéia, por conta do excesso de cultura inútil, do passado de cada um deles. Simplesmente, no meio de tanta informação, é quase impossível lembrar. Quantos têm uma memória seletiva?

Simone Mendes said...

po.. valeu....
to num momento precisando filtrar as informações... hehe
concordo contigo viu..
beijooooooooo
hasta