Thursday, October 04, 2007

Bomba Balanca Confianca

Um dos pontos altos dessa minha semana em Londres era a visita a sede da BBC, local onde Juliana Rondom trabalha na recepcao, para desgosto de algumas celebridades britanicas que nao sao reconhecidas pela gringa brasileira. Na minha viagem de Brighton a Londres, descobri que o peso da minha bagagem estava intransportavel. Precisava me livrar de algumas das minhas tralhas, e Juliana me salvou de pagar uma fortuna para enviar os itens para o Brasil, se oferecendo para levar o excesso a patria amada no fim do ano. Combinamos que eu levasse as sacolas cheias de revistas, livros e roupas para a emissora inglesa, para encacapar, numa so tacada, as visitas e as quinquilharias.

Chegando la, despejei a carga num cantinho ao lado da recepcao, com a garantia de Juliana que meus pertences estavam seguros naquele local. O que eu nao podia imaginar e que o local estaria em risco por conta dos meus pertences. Ao sair da recepcao para o intervalo do almoco, Juliana esqueceu de informar ao seu colega sobre sobre a natureza inofensiva da minha bagagem. Quando o cara viu aquele monte de sacolas sem dono, o botao vermelho da paranoia-seguranca comecou a piscar enquanto a sirene de "Kill Bill" zunia na cabeca do cidadao, que chamou a seguranca do predio para lidar com o possivel desastre. Os homens vieram com detectores anti-bomba que seriam ativados caso houvesse um barbeador eletrico no meio da bagunca, e ai eles teriam que evacuar o predio por conta da iminente explosao. Programas seriam cancelados com enorme prejuizo para e emissora, talvez o emprego de Juliana tambem explodiria pelo custoso alarme falso. Tudo isso aconteceu enquanto eu e e ela caminhavamos tranquilamente pelos estudios da BBC.

Felizmente Juliana so teve que ouvir um sermao do senhor da seguranca sobre a possibilidade do panico geral, e eu pude reaver minhas sacolas sem maiores problemas. Passado o susto, assisti num dos estudios um programa chamado Golden Ball. E um jogo com premio em dinheiro, onde os participantes recebem bolas douradas com diferentes valores, e precisam descobrir quem esta mentindo para seguir em diante. A cada rodada eles votam em um jogador para abandonar a brincadeira, ate que so restem dois dos quatro no final, quando ocorre uma etapa curiosa: os finalistas tem que escolher entre "roubar" ou "dividir" sem revelar a escolha para o outro. Se os dois escolhem "dividir", cada um recebe metade da grana acumulada. Se um escolhe "dividir" e o outro "roubar", o que roubou leva toda a grana, um verdadeiro incentivo a desonestidade. E se os dois escolhem "roubar", ninguem recebe um centavo. Os finalistas eram uma mulher e um cara, e a lady tinha passado o jogo todo dizendo que queria encontrar alguem confiavel para dividir a grana, que ela so queria ir pra casa com algum dinheiro... E o cara concordando, que pra ele tava tranquilo dividir a grana tambem. No ultimo momento, a malandrona escolheu "roubar" e levou toda a bufunfa, o cara acreditou, como todo mundo na plateia, que os dois iam dividir o dim-dim. A cara de odio e decepcao do cara quando isso aconteceu deu pena, uma senhora do meu lado disse que teria batido na madame fuleiragem, que levou pra casa 18.000 libras. "Minha honra permanece intacta", disse o cara, tentando se consolar pelo bolso que permanecia vazio. Que joguinho pilantroso!

3 comments:

Anonymous said...

Cara, eu mal consigo acreditar. Tu ias parar no Jornal Nacional e ia ter brasileiro acreditando na sua cara de terrorista. Seria uma forma inusitadíssima de conquistar alguns minutos de fama.

Terríveis esses joguinhos de escolha racional! Mas pelo menos faz a galera querer estudar teoria dos jogos.

Um abraço,

Silvio.

Anonymous said...

Poxa, cara, ai que mêda! parece que tu inventou... tu já pensaste que onda danada se tivesse acontecido o pior: tu deportado, juliana sem o emprego... vixe.
este teu diário de bordo tá começando a ficar bom. acho que Juseus "não te persegue, não"! Ele te protege, cara!

Luiz Felipe Botelho said...

Salve, Bernardo!
Estou aproveitando o micro da Nilza e a oportunidade de ler este post bacana, para te parabenizar pelo blog e pela estada na Great Britain.
Sem falar na alegria de saber de teu encontro com a Juli Rondon.
Manda um beijão pra ela.
E aproveita bem estas experiências. São para a vida toda e para todas as vidas.
Sucesso!
Abração do
Luiz Felipe Botelho